O processo de escrituração de imóveis: o que você precisa saber

A escrituração de imóveis é o processo legal de transferência de propriedade de um imóvel de um vendedor para um comprador. É um processo importante que deve ser feito corretamente para garantir que ambas as partes estejam protegidas.

Escolha um advogado

O primeiro passo no processo de escrituração é escolher um advogado imobiliário. O advogado imobiliário será responsável por garantir que todos os documentos sejam assinados e que o processo seja feito corretamente.

Obtenha uma avaliação

O próximo passo é obter uma avaliação do imóvel. A avaliação será usada para determinar o valor do imóvel e para garantir que o comprador não esteja pagando mais do que o imóvel vale.

Obtenha um financiamento

Se o comprador não tiver dinheiro para comprar o imóvel à vista, ele precisará obter um financiamento. O financiamento pode ser obtido de um banco, de uma cooperativa de crédito ou de outra instituição financeira.

Assine a escritura

O último passo no processo de escrituração é assinar a escritura. A escritura é um documento legal que transfere a propriedade do imóvel do vendedor para o comprador.

Pague a taxa de fechamento

A taxa de fechamento é uma taxa cobrada pelo advogado imobiliário e pelas outras instituições envolvidas no processo de escrituração. A taxa de fechamento geralmente é de 2% do valor do imóvel.

« Voltar